Na Sala 6, turma F, um momento de curiosidade levou a uma incrível jornada de descobertas! Tudo começou quando uma criança perguntou: "Os dinossauros falam?". Esta questão despertou o interesse de todo o grupo e deu início a um projeto de investigação sobre estes fascinantes seres pré-históricos.
As crianças, com idades entre 3 e 5 anos, iniciaram uma pesquisa para aprender mais sobre os dinossauros. Descobriram que existiam muitos tipos diferentes e, entre eles, o Tyrannosaurus Rex chamou mais atenção. Motivados pelo interesse no T-Rex, aprofundaram o estudo sobre as suas características, alimentação e habitat.
Durante todo o processo, registaram as descobertas por meio de desenhos, colagens e pequenas anotações feitas com a ajuda da educadora. Como culminância do projeto, as crianças criaram uma estátua do T-Rex, representando visualmente tudo o que aprenderam.
No entanto, durante a construção, surgiu um novo desafio: a cabeça do dinossauro era mais pesada que a cauda, fazendo com que ele tombasse. A educadora aproveitou esta dificuldade como uma oportunidade de aprendizagem e propôs uma nova experiência: "A água tem peso?". Para equilibrar a estátua, utilizaram uma garrafa com água na cauda, compensando o peso e garantindo a estabilidade do dinossauro. Esta experiência permitiu que as crianças explorassem conceitos de equilíbrio e peso de forma prática e significativa.
Este projeto mostrou que a aprendizagem acontece de forma significativa quando parte do interesse genuíno das crianças, incentivando a investigação, a criatividade e o trabalho em grupo!
Sem comentários:
Enviar um comentário