No dia 21 de fevereiro, a escola dos sonhos fez o seu desfile e no recinto da feira houve lugar para brincadeiras carnavalescas, pose para fotos, confetis... e o tempo ajudou os festejos 😀
sábado, 22 de fevereiro de 2020
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
Notícias do que temos feito...(entre 27 Jan e 7 Fev)
Já há muito que não damos notícias...e temos muito para contar!
Depois de termos estado a brincar com linhas retas, verticais e horizontais, ficamos a conhecer um pintor e escultor norte americano que faz pinturas com linhas, sobretudo espirais, o Alexaber Calder (1898-1976). Sobre este pintor e escultor podem encontrar informação aqui:
Estivemos a desenhar espirais e a fazer composições à semelhança de Calder.
No dia seguinte tivemos a visita da mãe do Henrique que nos veio ensinar a fazer marcadores de papel com dobragem e colagem. Gostamos muito! Obrigada pela visita e pela partilha!
Como a mãe do Henrique nos deixou ficar muitos olhos e bocas que tinha trazido, recortamos e fizemos caras com eles. Algumas são muito assustadoras e divertimo-nos muito!
Com a ajuda de vários livros pop-up estivemos a ver aquilo que pareciam ser esculturas em papel. Cada um de nós disse o que cada "escultura" lhe parecia e demos largas à imaginação...depois com papel fizemos as nossas esculturas!
Como o Calder também era escultor fomos observar na sala multimédia algumas das esculturas que ele fez e depois, inspirados na sua obra, fizemos também nós esculturas que levamos para casa.
Com as artes visuais pretendemos alargar as experiências das crianças, "de modo a desenvolverem a imaginação e as possibilidades de criação. Assim, é importante que as crianças tenham acesso a uma multiplicidade de materiais e instrumentos (papel de diferentes dimensões e texturas, tintas de várias cores, diferentes tipos de lápis como pastel seco, carvão, etc., barro, plasticina e outros materiais moldáveis, etc.)." (Orientações Curriculares para a Educação de Infância, 2016). É também nosso objetivo que " no jardim de infância, haja imagens de obras de arte à disposição das crianças, que as poderão rever e utilizar para recriar as suas produções, dialogar em grupo sobre elas, partilhando as suas descobertas e interpretações, de modo a que sejam um meio de alargamento e enriquecimento cultural e de desenvolvimento da apreciação crítica" (Orientações Curriculares para a Educação de Infância, 2016).
Ainda tivemos tempo para uma sessão com a Policia Marítima que nos ajudou a compreender que cuidados devemos ter quando vamos à praia e a semana terminou da melhor forma: com a mãe da Carolina que "veio passar um dia connosco". Veio contar-nos uma história e depois respondemos a várias perguntamos que acertamos. A seguir, com a ajuda de símbolos pictográficos para a comunicação (SPC) ordenamos a história. Ainda estivemos a dividir várias palavras em sílabas. Contámos as sílabas e fizemos bolinhas de plasticina com o número respetivo. No fim colocamos tudo num grande painel. Obrigada pela partilha! Gostámos muito!
Um bom fim de semana a todos com muita brincadeira!
Subscrever:
Mensagens (Atom)