Na primeira sessão, começamos por completar a área vocabular do termo "carta", a partir da canção "A minha primeira carta" (in "Canta o galo gordo", de Inês Pupo e Gonçalo Pratas).
Seguidamente lemos e visualizamos excertos de dois livros:
"O dia em que os lápis desistiram", de Oliver Jeffers; e "Uma misteriosa carta de amor", Tea Stilton.
A partir destas leituras foi possível conversar sobre a função das cartas e também começar a identificar a sua estrutura. Sistematizamos este conteúdo recorrendo a alguns materiais e exercícios interativos.
Nas sessões seguintes, as turmas puseram as mãos na massa e começaram a escrever. Primeiro, um texto coletivo ("Escreve uma carta a uma criança do futuro – talvez o teu bisneto que ainda não nasceu") e, finalmente, um texto individual ("Escreve uma carta de uma personagem de fantasia para outra").
Nas sessões seguintes, as turmas puseram as mãos na massa e começaram a escrever. Primeiro, um texto coletivo ("Escreve uma carta a uma criança do futuro – talvez o teu bisneto que ainda não nasceu") e, finalmente, um texto individual ("Escreve uma carta de uma personagem de fantasia para outra").
Deixamos aqui estes trabalhos, que demonstram o empenho e a criatividade dos alunos de 4.º ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário