Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Notícias da Semana - Sala 1

Durante esta semana introduzimos o quadro dos aniversários. Com este instrumento ficamos a conhecer os meses do ano e a data do nosso aniversário. 

Estivemos também a construir "frascos da calma". Com água, glicerina e diferentes materiais construímos estes frascos inspirados no método Montessori. Ficaram na área das descobertas e sempre que nós nos sentirmos vermelhos (zangados) como na história do "Monstro das Cores" usamos os frascos até ficarmos verdes (calmos).
Fizemos conjuntos com folhas diferentes, o que nos obrigou a seriar, a distinguir o igual e o diferentes, a descobrir o maior e o menor e a fazer contagens e associação ao respectivo algarismo.

Na quinta-feira fomos até à sala multimédia assistir à história "O Ponto" de Peter Reynolds. Assistimos à história contada pela professora e depois vimos o filme na versão brasileira e na versão portuguesa (aí estão os endereços das duas versões se quiserem ver: The Dot by Peter H. Reynolds). Quando chegamos à sala fomos desenhar a nossa marca.

No dia seguinte estivemos a ouvir outra vez a história em livro, até porque houve muitos meninos que por causa da greve das cantinas faltaram no dia anterior. Com esta história aprendemos que devemos acreditar em nós próprios e nos outros e que os devemos encorajar. Como quem fala de um ponto acrescenta logo outro, estivemos a ver dois livros sobre pontos "O Ponto Vermelho" e "600 Pontos Pretos". A observação destes livros permite sobretudo desenvolver o sentido estético e levar a nossa imaginação mais longe... pois cada uma das "esculturas" destes livros pode ser o que nós quisermos...
Pintamos com giz de cor em pontos negros e estivemos a pintar pontos de cores e tamanhos diferentes tal como a Vera da história de Peter Reynolds.

Nas atividades livros mostramo-nos cada vez mais autónomos e responsáveis. Vamos diversificando atividades, arrumámos o que desarrumámos...estamos a ficar crescidos e independentes.











































Sem comentários:

Enviar um comentário